MACEIÓ



“Alagoas
Tem jóias tão caras
Que meus olhos
Não cansam de olhar
Uma delas és tu Pajuçara
Praia linda engastada no mar
Quando a lua no céu adormece
Pajuçara se enfeita ainda mais
Vem à brisa rezar uma prece
Entre as folhas dos seus coqueirais”. 

Luiz Gonzaga


Localizada totalmente no litoral e rodeada por lagoas, praias, coqueiros e mangues, Maceió é uma cidade ótima tanto para aqueles que querem descansar como aqueles que querem uma visita cultural, gastronômica ou com uma vida noturna agitada, ou seja, para todos os gostos! 

praias


Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores como Tabuba e Gunga, garantem aos turistas dias de férias variadas, a pequena distância dos principais hotéis. 

O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho - em Jatiúca, uma das praias mais famosas, ocasionalmente o mar está impróprio. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras. Já Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.

Outras praias localizadas ao sul de Maceió que são famosas pelo turismo são a Praia da Barra de São Miguel e Praia do Francês localizada na cidade de Marechal Deodoro, também com suas particularidades e belezas.


gastronomia


O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, se encontram restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional - regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios - aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até peruanos, há restaurantes para todos os gostos. 


Não deixe de experimentar pelo menos um quitute que leve sururu, um saboroso molusco de propriedades afrodisíacas. Guarde ainda um espacinho para a tradicional tapioca, com mais de 30 sabores de recheio. 


artesanato


O trabalho das rendeiras de Alagoas é famoso brasil a fora. Passada de mãe para filha, a arte confere cores e bordados a peças diversas encontradas no bairro do Pontal da Barra. No Mercado do Artesanato, localizado no bairro da Levada, você encontra uma variedade de produtos feitos de couro, de madeira, de barro e de renda, dentre muitos outros, e ainda é possível encontrar o artesão elaborando a sua arte e conhecer o processo de criação.


folclore

Alagoas é uma das regiões que possui a maior variedade de manifestações folclóricas do mundo: são mais de 25 diferentes tipos de folguedos e danças em Alagoas. Na maioria advindos continente europeu, misturando-se aqui nas Alagoas a manifestações de origem africana e indígena, resultando daí em novas formas, cores e ritmos. As baianas, o bumba-meu-boi, a cavalhada, o fandango, o guerreiro, pastoril, quilombo e reisado são os mais conhecidos folguedos que compõem o diversificado folclore alagoano.



vida noturna


A orla de Maceió com diversos restaurantes localizados em toda sua extensão e com comidas variadas seria uma outra opção muito agradável. Além de poder apreciar a gastronomia é possível sentir o vento fresco vindo do mar e uma vista linda da orla iluminada.  E para aqueles que querem algo mais agitado há uma diversidade de baladas e boates localizada tanto na orla quanto no interior do bairros.

Os locais mais conhecidos são quele situados no bairro Jatiúca na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, antiga Avenida Amélia Rosa. Em toda sua extensão é possível encontrar bares e restaurantes com ótima gastronomia e música.

Popular Posts

Flickr Images